Rede Manchete

Em 5 de junho de 1983 nascia na cidade do Rio de Janeiro a Rede Manchete de televisão que marcaria uma geração. Se tornando umas das emissoras com maior audiência daquela época. A TV tinha uma programação mista que incluía desde o jornalismo até cobertura esportiva, além de novelas e animes. Hoje a sessão nostalgia é sobre a rede Manchete. 

A cultura japonesa na tv

Muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com a cultura japonesa através da TV Manchete que mostrava seriados com efeitos especiais produzidos no Japão. Além desses seriados eles também trouxeram várias animações da terra do sol nascente, sendo a primeira emissora a realmente investir nesse tipo de conteúdo.

Os cavaleiros do zodíaco anime personagens nostalgia Rede Manchete

Um dos primeiros animes tragos pela Rede Manchete foi Cavaleiros do Zodíaco e foi um enorme sucesso no país inteiro. Consequentemente, esse sucesso abriu caminho para a vinda de outras animações japonesas como Yu Yu Hakusho, Shurato, Super Campeões e muitos outros.

Yu Yu Hakusho nostalgia Rede Manchete

A dublagem brasileira

Na época não era comum ter obras japonesas dubladas. Sendo assim, a emissora ficou responsável por fazer as dublagens. Uma das dublagens mais marcantes foi a dublagem de Yu Yu Hakusho que até hoje encabeça as listas de melhores dublagens de animações.

Além das animações japonesas, a emissora foi uma das pioneiras a trazer séries no estilo Tokusatsu que são séries japonesas como Jaspion que foi um sucesso aqui no Brasil. O sucesso desse seriado desencadeou a venda de vários produtos baseado no personagem como brinquedos, roupas e ate chicletes do herói.

Outras séries nesse estilo também foram transmitidas como Jiraya, O Incrível Ninja e várias outras. O mais interessante dessas séries era o modo como os heróis finalizavam uma luta. Assim que o vilão era derrotado eles faziam uma pose e tudo em volta explodia.

Jiraya personagens serie japonesa nostalgia Rede Manchete

A crise na rede Manchete

Como nem tudo na vida são flores a emissora começou a entrar em crise interna por causa dos altos investimentos e salários atrasados. Ao passo que essa situação acabou resultando no encerramento suas atividades em 17 de maio de 1999. Depois disso ela foi vendida e se tornou a Rede Tv.

redetv nostalgia Rede Manchete

Dessa forma, a Rede Manchete foi a responsável por trazer um pouco da cultura japonesa para o Brasil, antes disso acontecer era muito raro as pessoas acompanharem algo vindo do outro lado do mundo na TV. Atualmente, hoje quase não temos conteúdo desse tipo na TV aberta. 

E você assistiu a rede manchete?

Conheça nossas redes sociais

     

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *