A origem
K-pop nada mais é que a música popular sul-coreana, é tipo o nosso MPB no Brasil. O surgimento desse estilo musical é um pouco enigmático, uma das histórias mais populares diz que surgiu quando em 1885 o missionário norte americano Henry Appenzeller começou a ensinar canções folclóricas norte americanas e britânicas em uma escola na Coreia do Sul. Com isso foram sendo adicionadas melodias sul-coreanas até chegar ao estilo que conhecemos hoje.
Essa é somente umas das histórias do possível surgimento, mas o estilo começou a se formar mesmo entre 1940 e 1960 com a guerra e divisão das duas Coreias e com libertação do povo sul-coreano do regime japonês. Nesse período o exército norte americano ocupava a Coreia do Sul e com isso começaram a aparecer bares e pubs com músicas da cultura ocidental e com o passar do tempo essas culturas se fundiram até se formar o K-pop como conhecemos hoje.
Como se popularizou
O K-pop se popularizou mesmo em meados de 1992 com o surgimento de um grupo chamado Seo Taiji and Boys. Segundo a revista Billboard eles venderam cerca de 1,6 milhões de cópias de discos em 1996 se tornando assim o primeiro grande grupo do estilo da época.
K-pop atualmente
Hoje K-pop não é mais só um estilo musical. Hoje é conhecido também como um estilo de vida com suas roupas colorida e cabelos estilosos. Ao contrário do que muitos pensam, até mesmo pelo nome K-pop, o K-pop em si não é somente pop, o estilo engloba também o rock, reggae, rock e etc.
Hoje, a onda K-pop se tornou conhecida no mundo todo. Essa onda surgiu com a explosão da popularidade de grupos do estilo nos anos 2000 até os dias atuais em todo o mundo.
Com o alto sucesso de grupos na Coreia como BTS, GOT7, EXO e muitos outros, começaram a aparecer até escolas especializadas em formar grupos nesse estilo, já que as apresentações são repletas de coreografias é importante que se saiba o que se está fazendo.
E você? Já conhecia essas curiosidades sobre K-pop?
Conheça nossas redes sociais