O Londrina Esporte Clube, também conhecido como “Tubarão” ou “LEC”, é um clube de futebol brasileiro da cidade de Londrina, no Paraná. Fundado em 5 de abril de 1956, o clube manda seus jogos no Estádio do Café, com capacidade para mais de 31 mil torcedores.
O Londrina é um clube tradicional do futebol paranaense e brasileiro, tendo conquistado dois títulos do Campeonato Paranaense (1961 e 2014), além de uma Série B do Campeonato Brasileiro em 1980. Além disso, o clube já disputou outras 13 edições da Série B, sendo considerado um dos mais tradicionais clubes desta competição.
A torcida do Londrina é conhecida como “Tubarão”, em referência ao animal que dá nome ao clube. Além disso, o clube também conta com a torcida organizada “Fúria Independente”, que apoia o time tanto em jogos dentro quanto fora de casa.
O Londrina é conhecido por sua tradição em revelar jogadores para o futebol brasileiro, tendo formado jogadores como Carlos Alberto Torres, Dirceu Krüger, Paulo Rink, entre outros.
O clube também tem um forte compromisso social, com projetos como o “Londrina Esporte e Cidadania”, que atua em comunidades carentes da cidade de Londrina, levando esporte, cultura e educação para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Para fortalecer ainda mais sua torcida e gerar receitas, o Londrina também conta com um programa de sócio-torcedor, oferecendo diversos benefícios exclusivos para os torcedores que aderem ao programa.
O principal rival do Londrina é o rival regional, o Coritiba, com quem disputa o “Clássico Paranaense” e protagoniza um dos mais tradicionais e acirrados confrontos do futebol paranaense.